sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Parque Estadual da Pedra Branca




O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na zona oeste do município do Rio de Janeiro. É uma das maiores florestas urbanas do mundo (12.500ha).

 CARACTERÍSTICAS

O Pico da Pedra Branca, com 1 024 metros de altitude, é o ponto culminante da cidade. Localiza-se na divisa entre os bairros de Jacarepaguá e Vargem Grande, podendo ser avistado de qualquer parte do bairro de Bangu e da Baixada de Jacarepaguá. Constitui-se de calcário, sendo uma formação rochosa de cor branca – daí o nome "Pedra Branca".
No cume do Pico da Pedra Branca existe uma grande pedra de cerca de 3 metros de altura, que parece que foi cuidadosamente colocada ali só para que o Pico da Pedra Branca ficasse maior que o Pico da Tijuca, já que a diferença entre os dois é de exatamente 3 metros.
  
BIOMA

O parque é encoberto por vegetação típica da Mata Atlântica (cedros, jacarandás, jequitibás e ipês), a qual serve de abrigo a uma generosa fauna composta por jaguatiricas, preguiças-de-coleira, tamanduás-mirins, pacas, tatus, teiús, cuandus, tucanos, jacus e cutias. Além do variado patrimônio natural, dispõe de algumas construções de interesse cultural, como um antigo aqueduto, represas, ruínas de sedes de antigas fazendas





Imagem do aluno Paulo Ricardo



Um comentário: